sábado, 20 de novembro de 2010

ATIV 1.7 PROJETO

INTRODUÇÃO


As mudanças dos hábitos de higiene durante todo o processo evolutivo da humanidade são um dos fatores mais significativos para que o homem de hoje tenha uma maior longevidade. Com essas mudanças, ele adquiriu aprendizagem com relação aos padrões nutritivos de sua alimentação e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo. Por isso, várias doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene pessoal diminuíram sensivelmente, levando-o a melhorar a sua qualidade de vida.
Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.
Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.
Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

METODOLOGIA

            O presente projeto foi realizado na Creche Severino Cabral na cidade de Campina Grande – PB, nas turmas de Maternal I e II, Pré I e II, o qual executei nas turmas de Maternal I e II, cujas turmas são as que leciono na referida  creche, com o intuito de demonstrar as crianças a importância da higiene corporal e bucal.





ÁREAS DE CONHECIMENTO

ÁREAS CURRICULARES:
  • Língua Portuguesa, Ciências e Artes

TEMAS TRANSVERSAIS:
  • Saúde

OBJETIVOS

GERAL:

            Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

ESPECÍFICO:

  • Ensinar a criança a identificar as partes do corpo;
  • Criar hábitos de higiene;
  • Conscientizar as crianças sobre a necessidade da higiene corporal;
  • Mostrar a importância da higiene para o nosso desenvolvimento;
  • Identificar e promover a utilização de objetos de higiene pessoal;
  • Discutir as formas de higiene corporal e bucal.


RECURSOS MATERIAIS

·         Livros;
·         Gravadores de CD e DVD;
·         CD e DVD;
·         Câmera Digital;
·         TV;
·         Revistas;
·         Fantoches;
·         Cartazes;
·         Folhas de papel;
·         Giz de cera;
·         Massa de modelar;
·         Brinquedos;
·         Lápis grafite, de pintar, hidrocor, etc.

DESENVOLVIMENTO

  • Música;
  • Atividades com rótulos;
  • Atividades com letras;
  • Atividades práticas;
  • Atividades de matemática;
  • Atividades com revistas e jornais;
  • Atividades com gravuras.















Nenhum comentário:

Postar um comentário