sábado, 20 de novembro de 2010

ATIV 1.3 Refletir sobre a postura da escola e da educação diante do panorama desenhado pela nova tecnologia.

Nos dias atuais o conhecimento e as constantes inovações exigem cada vez mais do educador, o qual deve sempre novas formas e habilidades ao desenvolver o projeto pedagógico, de modo que a prática pedagógica deve ser repensada e revista continuamente, para que não estejamos desatualizados. Diante do exposto as instituições educacionais devem modificar sua forma de desenvolver os conhecimentos, fazendo uso das Tecnologias na Informação – TICS, utilizando o conhecimento de maneira mais ampla, socializada e integrada com os meios de comunicação, tecnologias, comunidade escolar e família. Para Moran (2000, p.11) “muitas formas de ensinar não se justificam mais”. Aprende-se muito pouco em relação aos esforços despendidos e, tanto professores e alunos têm consciência de que as aulas tradicionais estão ultrapassadas. No entanto o uso das TICS sem um planejamento prévio não irá solucionar a problemática da educação. O computador não é a primeira tecnologia a ser introduzida no ambiente escolar e, como as demais, não será sozinho, a solução para os problemas da educação. Moran (2000, p.12) afirma que: se ensinar dependesse só de tecnologias já teríamos achado soluções há muito tempo. Não se trata aqui de minimizar sua importância e sim de compreender que ensinar e aprender são desafios que enfrentamos em todas as épocas, em especial neste novo modelo de gestão que enfatiza a informação e o conhecimento. Dessa forma para mudarmos a “cara” da educação necessitamos de um conjunto de fatores: professores preparados tanto intelectualmente quanto emocionalmente, educadores curiosos, entusiasmados, abertos, que saibam motivar e dialogar; equipe técnico-administrativo-pedagógica composta de profissionais dispostos a mudanças ,que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico, bem como educandos motivados.

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