sábado, 20 de novembro de 2010

ATIV1.1 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

            Nos dias atuais ser professor é um grande desafio, visto que para exercer tal profissão necessitamos continuamente está nos atualizando, visto que não é mais concebível ver as tecnologias da informação – TICS desvinculadas da Educação, em uma sociedade moderna como a nossa em que tudo gira em torno das tecnologias. Diante do exposto um dos desafios da educação atual esta em oferecer atividades que motivam o aluno, e para isso o Educador precisa estar pronto para aprender.
Desse modo como professora, sempre procuro me atualizar acerca das tecnologias, bem como procuro despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, com o intuito de desenvolver nestes o espírito crítico, para que possa formar seres pensantes, capazes de refletir, de tecer opiniões, de modificar a forma das coisas, bem como interagir com o mundo ao seu redor.
Dessa forma como educadores, devemos sempre acreditar no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal.
Vale ressaltar que o desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário